top of page

Mini-curso: A Presença de Platão na Cultura Ocidental: Anotações de uma Leitura.
Waldir Cauvilla

Ao longo da história do pensamento ocidental, a presença do pensamento de Platão é sensível. Assim, pretendemos explorar, ilustrativamente, a relação entre a permanência do pensamento platônico e o desenvolvimento das ideias de alguns pensadores, em diferentes períodos históricos.

Waldir Cauvilla é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História do Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em História da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professor Sênior de História da Educação, da FEUSP.

Dias 20 e 23 de maio, das 16h30 às 19h, na sala 139 do Bloco B da FEUSP.
(40 vagas)​


**********************************************************************************************************************************



Mini-curso: Teatro: tragédia, democracia e educação.
Maria Amalia Longo Tsuruda


O teatro ocidental é uma invenção original dos gregos. Nasce da evolução do ritual religioso, no mesmo momento que a democracia e a serviço dela e da educação política do povo. Mas, diferentemente do teatro religioso dos períodos medieval e renascentista, na tragédia grega a educação não se faz por meio de uma “moral da história”.

Maria Amalia Longo Tsuruda é Mestre em Filosofia e História da Educação e Doutora em História e Historiografia pela Faculdade de Educação – USP.

Dias 20, 21, 22 e 23 de maio, das 16h30 às 19h, na sala 137 do Bloco B da FEUSP.
(40 vagas)​


**********************************************************************************************************************************

Oficina: Produção de Texto: Mitos Clássicos e Arquétipos.
Penélope Martins


O objetivo da oficina é estimular e desenvolver a prática de textos descritivos, utilizando experiências sensoriais para auxiliar em sua construção. Como subsídio para a elaboração dos textos, pretende-se promover um resgate dos mitos gregos, valendo-se também dos elementos da mitologia de demais povos.

Penélope Martins é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Advogada e escritora de prosa e poesia para adultos e crianças, colunista do Jornal ABCD Maior. Mantém dois blogs com trabalhos autorais, www.azeiteealecrim.wordpress.com e   www.todahoratemhistoria.wordpress.com.

Material necessário para a oficina:
Caderneta, lápis, caneta

Dia 23 de maio, das 16h30 às 19h, na sala 141 do Bloco B da FEUSP.

(30 vagas)​


**********************************************************************************************************************************

Oficina: Contar estórias – um processo de aprendizagem.
Vivian Munhoz Rocha​
Participação de Mariana Fagundes (musicista).

O objetivo desta oficina é estudar uma narrativa mítica por meio de uma proposta poética permeada por atividades plásticas, corporais e sonoras que tornam vivenciais os conteúdos da arte de narrar, tendo a imagem como substância de trabalho e a experiência estética como fonte de aprendizagem.

Vivian Munhoz Rocha é Doutora em Artes pela ECA-USP, Mestre em Educação pela FEUSP, coordenadora pedagógica do ensino fundamental da Escola Villare, integrante da equipe de coordenação do Encontro Internacional de Contadores de Estórias Boca do Céu.



Dia 21 de maio, das 16h30 às 19h, na sala 147 do Bloco B da FEUSP.

(25 vagas)​



bottom of page